Pular para o conteúdo principal

Uerj recomeça as aulas e prevê encurtar o semestre em dois meses

Calendário prevê encerramento do primeiro semestre em 20 de março. Com poucas datas, universidade estuda juntar calouros de dois períodos distintos numa mesma turma.


Nesta segunda (22), após três meses de paralisação, as aulas recomeçaram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas o calendário ainda não é de 2018. Para repor tantas aulas, alunos e professores reiniciaram nesta segunda o primeiro semestre letivo de 2017. A situação causa apreensão entre os alunos que irão atrasar a formatura.

Pelo novo calendário, a universidade tem até 20 de março para encerrar o primeiro semestre. O segundo começa em 11 de abril. Foram três meses sem aulas na graduação. A retomada nesta segunda só aconteceu depois do pagamento de parte dos salários que o governo devia a professores, funcionários e alunos bolsistas.

"Era para me formar esse ano agora, final do ano, e aí, no mínimo final do ano que vem para conseguir me formar. Bastante coisa atrasada", contou Alexandre Simas, aluno do 5º período do curso de Educação Física.

"Infelizmente, não vou me formar tão cedo porque tudo atrasou. Quando atrasa o calendário também atrasa a minha perspectiva de formação", lamenta Yasming Roberta Silva, aluna do 7º período de Letras.

Sobre o calendário acadêmico, a Uerj estuda a possibilidade de juntar os calouros do segundo semestre de 2017 e do primeiro semestre de 2018, mas esse assunto ainda vai ser levado ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.

"Eu acho que a gente vai ter que correr um pouco contra o tempo para cobrir o calendário de 2017", conta a estudante Mariane Pullig, do 5º período de Oceanografia.

"A gente vai ter que sobreviver , fazer várias matérias, vários textos em 54 dias. Menor do que o último calendário", diz Priscila Nascimento, aluna do 1º período de Serviço Social.

"Com relação a salário, falta receber o 13º de 2017. A gente depende do governo e não dá para confiar no governo. No ano de 2017 foram várias datas sendo dadas, datas que os compromissos não eram cumpridos", conta Flávia Porto, professora de Educação Física.


Estas alunas do estágio de Educação Física, que atendem cerca de 60 crianças e adultos das comunidades próximas à Uerj estão com atraso nas bolsas de estudo.

"Recebemos na última semana a bolsa de outubro e novembro. É uma situação muito triste que a gente está passando. A gente fica dependendo disso, a gente não pode arrumar nenhum tipo de estágio externo. Somos obrigadas a ter contrato só com a Uerj. A gente fica a mercê dessa bolsa quando vai cair ou não vai", conta Vanessa Soares, estudante do 8º período de Educação Física, que não recebeu bolsa em dezembro.

Em abril do ano passado, quando as aulas da Uerj recomeçaram, depois de outra longa paralisação, a repórter Nathalia Castro acompanhou o drama de alunos e professores. Falta de materias básicos, aparelhos com defeito, restaurante interditado, atrasos nas pesquisas, falta de luz em salas de estudo.

"Se não houver, daqui para frente, uma regularização dos pagamentos, esses serviços podem sofrer. É essencial também que haja uma normalização no pagamento dessas empresas terceirizadas. Se não houver uma regularização esses serviços podem sofrer. O governo tem falado que nós teremos daqui para frente os salários em dia. Esperamos realmente que isto aconteça", analisa Ruy Garcia Marques, reitor da Uerj.

A secretaria de Ciência e Tecnologia de Inovação e Desenvolvimento Social informou que pagou, na última sexta-feira (19), R$ 1 milhão às empresas de limpeza. Alguns funcionários contaram à reportagem do RJTV que estão há dois meses sem receber o tíquete alimentação e a passagem de ônibus.

fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/