Pular para o conteúdo principal

ENTIDADES DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR SE REÚNEM NA UERJ E AGENDAM MOBILIZAÇÃO



Representantes das entidades ligadas às categorias das universidades públicas fluminenses estiveram em reunião promovida na UERJ com o objetivo de discutir ações em conjunto em defesa da educação no Rio de Janeiro. Organizada pela Fasubra, com o apoio do Sintuperj, o encontro possibilitou o compartilhamento de informações das entidades e o acerto dos ponteiros para o agendamento de uma grande mobilização.
Após uma breve rodada de análise de conjuntura, os representantes das entidades traçaram a organização de algumas ações para mobilizar as categorias de suas comunidades universitárias (técnico-administrativos, docentes e estudantes) para a luta em defesa da educação. Sensíveis à situação de precarização da Uerj, imposta pelo Governo do Estado, os representantes deliberaram pela realização de um ato no próximo dia 19/10, com concentração a partir das 14 horas na Concha Acústica do campus Maracanã da Universidade, com convite para os  de servidores da educação do  serviço público das três esferas (federal, estadual e municipais),estudantes secundaristas, movimentos sociais, sindicatos ligados a educação,institutos técnicos, centrais sindicais e parlamentares.
Como preparação para esta atividade e servindo também para apresentação às demais categorias e entidades de representação, haverá uma reunião de mobilização no dia 16/10, na sede do Andes-SN (Avenida Rio Branco, número 277, Centro da cidade) às 17h. Dentro dessa proposta, há a possibilidade de que esta mobilização seja transformada em uma Frente Nacional em Defesa da Educação Pública, tendo como eixos centrais as lutas contra as reformas e o corte de verbas para a educação, além das campanhas “Fora Temer” e “Fora Pezão”, e a preparação rumo à greve geral.
Estiveram presentes na reunião, que foi realizada no auditório 11 da Uerj, Regina Souza, Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) Coordenadores Gerais do Sintuperj,(Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro),Ivanilda Reis, representando a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras); Juliana Fiúza, pelo Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); Pedro Rosa, em nome do Sintuff (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF); Luiz Carlos, representando o Sintur (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro); Francisco de Assis Santos, pelo Sintufrj (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ); Leolo Lopes, em nome da UEE (União Estadual dos Estudantes); e Gabriel Tolstoy, pelo Comando de Greve dos servidores técnico-administrativos da UERJ. A coordenadora do Sintuperj comentou sobre a agenda:
“Esse ato será seguido de uma plenária que também será organizada pela Fasubra nos dias 20 21 e 22 de Outubro em local ainda a ser definido.  A chamada oficial para o ato está sendo construída ,é muito importante nossa participação também na construção do ato no dia 16.” – afirmou Regina Souza, Coordenadora Geral do SINTUPERJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/