Pular para o conteúdo principal

Lula lidera no 1º turno com Bolsonaro crescendo. No 2º, tem disputa com Moro


Apesar das investidas da Lava Jato, o ex-presidente Lula segue liderando a pesquisa de opinião feita pelo Datafolha de olho na eleição de 2018. Nas simulações de primeiro turno, o petista desponta diante de todos os concorrentes e, no segundo turno, Lula só enfrenta disputa acirrada com Marina Silva e o juiz Sergio Moro. Em meio à crise de Aécio Neves, ex-presidenciável do PSDB, Jair Bolsonaro (PSC) cresce e chega em segundo lugar. No segundo turno, a disputa é acirrada com Sergio Moro e Marina.
 
Bolsonaro está em "tendência de alta", registrou a Folha de S. Paulo desta segunda (26). Em dezembro de 2016, o deputado tinha 8% das intenções de voto em primeiro turno. Em abril, 14%. Agora, tem 16%. A ex-senadora Marina Silva (Rede) vem logo atrás do parlamentar, com 15%, seguinda por Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Ciro Gomes (PDT), com 5%.
 
Quando Alckmin é substituído por João Doria (PSDB), Lula, assim como no primeiro cenário, lidera com 30%, seguindo por Marina e Bolsonaro empatados com 15% e, então, o prefeito tucano, com 10%. Ciro aparece com 6%.
 
O instituto inseriu o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa na disputa e apurou que o juiz fica na frente de Alckmin ou Doria, mas atrás de Marina e Bolsonaro, que continuam disputando o segundo lugar. Lula continua com 30% das intenções de voto.
 
O quadro muda quando o principal adversário de Lula é o juiz Sergio Moro, que empata, dentro da margem de erro, com Marina Silva e Bolsonaro, na casa dos 14% a 13%. Alckmin fica com 6%. Lula, com 29%. 
 
Quem desponta quando Lula não pode concorrer à presidência é Marina, com 22%, seguinda de Bolsonaro (16%), Joaquim Barbosa (12%), e Ciro e Alckmin, que empatam com 9%.
 
"Se a disputa se der apenas entre nomes não citados na Lava Jato, critério que fortaleceu a especulação em torno de Doria, Marina continua em vantagem. Ela lidera (27%), seguida por Bolsonaro (18%), Doria (14%) e Ciro (12%)."
 
O Datafolha poupou Aécio de aferir eventual rejeição e não o incluiu em nenhum cenário.
 
SEGUNDO TURNO: MARINA E MORO SÃO OS DESAFIOS
 
Num segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista leva por 45% ante 32% do adversário. Contra Doria, o resultado é parecido: 45% a 34%. Na disputa contra Bolsonaro, Lula continua com 45%, e o deputado, 32%.
 
O ex-presidente só não lidera com folga contra Sergio Moro. O juiz aparece com 44% e Lula, 42%, empatados dentro da margem de erro de 2 pontos. Marina também empata com Lula: 40% para os dois.
 
Já nos cenários sem Lula, Marina vence Bolsonado 49% a 27%. O Datafolha não apurou Marina contra tucanos, que só foram testados contra Ciro. Nesse quadro, Alckmin aparece na frente com 34%, ante 31% do ex-governador do Ceará. Contra Doria, Ciro fica com 34% e o tucano, 32%.
 
REJEIÇÃO
 
Conhecido por 99% dos brasileiros, Lula tem a maior rejeição: 46% não votariam nele de jeito nenhum. Alckmin, conhecido por 87%, é rejeitado por 34%. 
 
Conhecido por 63%, Bolsonaro é descartado por 30%. Moro, conhecido por 79%, tem rejeição de 22%. 
 
Doria, conhecido por 59%, é rejeitado por 20%.
 
PREFERÊNCIA PARTIDÁRA
 
Segundo a pesquisa, PT tem a maior popularidade desde 2015, com a preferência de 18% do eleitorado. No segundo lugar estão PSDB e PMDB, com 5%. PSOL, PV e PDT, 1%. A maioria dos entrevistados, 59%, não têm preferência.

fonte: jornalggn.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/