Pular para o conteúdo principal

Fitmetal se reúne com os presidentes da Câmara e do Senado em defesa do conteúdo local

Sete frentes parlamentares de defesa da indústria nacional se uniram a empresários, prefeitos, trabalhadores, representantes de centrais sindicais e à Fitmetal, na última qurata-feira (05), para articular a defesa da política de conteúdo local. O grupo, liderado pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, Davidson Magalhães (PCdoB-BA), se reuniu com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para pedir apoio na interlocução com o presidente da República, Michel Temer.
A ideia do grupo é entregar a Temer um conjunto de reivindicações para que o governo desista da redução das exigências do conteúdo local. “Se as próximas rodadas de licitação de blocos da ANP para exploração de petróleo e gás forem feitas com exigências reduzidas, isso provocará um prejuízo imenso à indústria brasileira”, explicou o deputado Davidson Magalhães.
Segundo Marcelino da Rocha, presidente da Fitmetal, os presidentes das duas casas assumiram o compromisso de garantir uma audiência com o presidente da República. “Após a audiência que debateu o conteúdo local na semana anterior no plenário da Câmara, as reuniões com o presidente do Senado e com o presidente da Câmara dos Deputados trazem boas perspectivas em razão do momento extremamente grave de desindustrialização e de desnacionalização da nossa indústria. A confirmação de um encontro com o presidente da República após a semana santa traz novas expectativas para o debate acerca do conteúdo nacional”, diz.
fitmetal lideranca
No dia 30 de março, dirigentes da Fitmetal participaram de uma comissão geral na Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater as mudanças promovidas pelo governo federal na política de conteúdo local para petróleo e gás.
Representantes da Fitmetal durante comissão na Câmara dos Deputados no dia 30 de março.
Cabe lembrar que em fevereiro, o governo definiu novas regras de conteúdo local para o setor de petróleo e gás, com redução média de 50% nos percentuais de equipamentos e serviços produzidos no país exigidos em licitações de exploração de petróleo e gás. Atualmente, os percentuais de conteúdo local são definidos separadamente em cada rodada nos editais publicados para chamar os leilões.
As novas regras a serem definidas pelo governo serão aplicadas na 14ª rodada de licitações de blocos para exploração de petróleo e gás natural, prevista para setembro, e para a terceira rodada de leilões de blocos no pré-sal, prevista para novembro.
fonte: portalctb.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/