Pular para o conteúdo principal

Aula inaugural do IME


Ampliar a soberania científica e tecnológica do País, elevar o padrão de vida material e espiritual da população brasileira e ampliar os horizontes da democracia no Brasil. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, esses são três desafios permanentes que as disciplinas da C,T&I têm em relação ao País. A afirmação foi feita durante aula inaugural concedida pelo ministro no Instituto Militar de Engenharia (IME), na última sexta-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).


"O papel do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação [MCTI] é liderar politicamente o esforço – junto ao governo, ao Congresso Nacional, às empresas, aos movimentos sindicais – de valorizar socialmente e institucionalmente a agenda de CT&I", afirmou.
 

A uma plateia lotada de militares do curso de graduação em engenharia do instituto militar, Aldo Rebelo disse que ciência, tecnologia e inovação são decisivas para o futuro do País. E ressaltou a necessidade de o Brasil promover a inovação. "Precisamos desesperadamente de inovar", afirmou.
Segundo o ministro, o dinamismo do Brasil depende hoje da agricultura, da pecuária e da mineração, que contribuem para que o País ocupe a sétima ou oitava posição na economia mundial. "Temos que louvar esses setores", disse, destacando que a agricultura, por exemplo, só evoluiu graças à inovação.

Longo prazo

Contudo, Aldo salientou que essa posição econômica do Brasil no mundo não é sustentável a médio e longo prazos, porque nos quesitos ciência, tecnologia e, principalmente, inovação, o País ocupa posições desvantajosas nos principais rankings mundiais. "O dinamismo da nossa economia não se sustenta apenas nesses setores [agricultura, pecuária e mineração], que oscilam muito", disse.

O ministro recorreu ao déficit de US$ 90 bilhões obtido pela conta de transações correntes (TC) do Brasil em 2014, para mostrar como a CT&I podem influir nesses valores. Do total, cerca de US$ 88 bilhões correspondem ao déficit nas contas de serviços e de renda, compostas por itens como aluguel de máquinas e equipamentos, computação, informação e pagamentos de royalties e licenças para produção de bens e serviços patenteados. "Esse registro mostra como nós pagamos um preço elevado quando não inovamos", afirmou.

Aldo destacou que é preciso sensibilizar as empresas nacionais para o esforço de investir em CT&I. "Temos um sistema qualificado de pesquisas, bons institutos, bons pesquisadores, recursos públicos", disse. "Nossa engenharia já produziu grandes empresas, como a Embraer, a Vale e a Petrobras", acrescentou. "Podemos fazer satélites, foguetes, fechamos o ciclo do urânio", mas, segundo ele, não temos muitas empresas que investem no setor.
 

Defesa
 

O ministro ressaltou ainda a importância do investimento em pesquisas e inovação na área da defesa. "Nós precisamos de um País forte em ciência, em tecnologia e em inovação, porque investir na segurança nacional também é uma forma de prover bem-estar à população brasileira", disse. "Temos de cuidar dos interesses do País, da economia e do domínio das tecnologias sensíveis na área da defesa", completou.
Aldo Rebelo acrescentou que o MCTI apoiará e incentivará os projetos de pesquisa e inovação na área da defesa, por meio dos seus programas existentes.

Antes da aula inaugural, o comando do IME, por meio do general de Exército Sinclair Mayer (chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia), apresentou ao ministro o projeto do Polo de Ciência e Tecnologia do Exército em Guaratiba (PCTEG).

Fonte: MCTI
Foto: Comunicação Social do IME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/