Pular para o conteúdo principal

NOTA DE REPÚDIO AO GRAVE INCIDENTE OCORRIDO NO NÚCLEO DO SEPE DE NOVA IGUAÇU

A CUT e a CTB vêm a público, por meio desta nota, repudiar o fato ocorrido na sede do núcleo de Nova Iguaçu do SEPE-RJ, no qual a companheira de chapa Elaine Pernambuco, coordenadora geral do núcleo de Nova Iguaçu no triênio 2012-2015, eleita democraticamente pela categoria, pela Chapa 2 – Por um SEPE de vitórias, Oposição, foi agredida moral e fisicamente por diretores do núcleo que representam a chapa 1, na sexta-feira, dia 4 de janeiro, durante seminário da diretoria local. A companheira, além de ouvir impropérios e calúnias da parte de dois diretores da chapa 1, teve o punho direito torcido por uma das diretoras da chapa 1, enquanto outro diretor da mesma chapa segurava-lhe o braço esquerdo, impossibilitando-lhe a defesa.
Além da violência física, a agressão moral sofrida pela companheira Elaine Pernambuco teve caráter difamatório, machista e sexista, pensamentos que não condizem com o histórico de lutas deste sindicato, sempre pautado pela defesa da pluralidade de ideias, pela igualdade racial e de gênero e avesso a todos os preconceitos.
Este quadro, infelizmente, é reflexo da prática de atuação conduzida por alguns integrantes da chapa 1 no núcleo de Nova Iguaçu: intimidatória, com métodos que remetem ao fascismo, diante da nova realidade posta pela última eleição do SEPE, na qual estes perderam a possibilidade de “encastelar-se” na direção do núcleo e conduzi-lo em prol de interesses distantes do conjunto da categoria e da sociedade.
A CUT e a CTB acreditam que as práticas citadas acima contribuem para o crescente descrédito e afastamento da categoria em relação ao SEPE, atestados pelo baixo quórum verificado em boa parte das assembleias – Rede Estadual e Municípios – no ano de 2012, e na redução em cerca de três mil votos do número de votantes nas últimas eleições, em relação ao pleito anterior.
Enfim, defenderemos sempre um sindicato presente nas escolas, afinado com as demandas reais e urgentes da categoria, construindo vitórias na luta coletiva, e não a serviço do aparelhamento político de determinados grupos, mesmo que estes se sintam incomodados.
Ressaltamos nossa solidariedade e apoio à companheira Elaine Pernambuco, e o repúdio àqueles que insistem em manchar a gloriosa história do SEPE.
Exigimos uma retratação pública desses agressores!
Reafirmamos o nosso compromisso com um SEPE ligado ao movimento real e, consequente, capaz de avançar a luta por uma escola de qualidade, libertária, digna e transformadora.

 CUT  E  CTB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

CONCLAT 2022

  AGENDA | Conclat 2022 🎯A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada em 7 de abril, no formato híbrido (presencial e virtual), sob todos os protocolos sanitários, em São Paulo. 📲 Haverá transmissão ao vivo por TV e redes sociais do movimento sindical.  ✊🏽 Na Conclat, será lançada a Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que está em elaboração. 🔗 Leia no Portal CTB a nota das centrais sindicais: https://ctb.org.br/noticias/nota-das-centrais-conclat-2022-emprego-direitos-democracia-e-vida/